Os alimentos enlatados são bastante práticos, e cada vez mais ocupam as prateleiras dos supermercados e os armários daquelas pessoas que não tem muito tempo para cozinhar. No entanto, apesar de simplificar a vida das pessoas na cozinha, eles têm substâncias que se tornam prejudicial à saúde. Os alimentos enlatados e embutidos normalmente passam por algumas mudanças químicas para terem maior duração. Acompanhe nosso artigo a seguir e conheça os malefícios dos enlatados e previna-se.
Alimentos enlatados
Os alimentos enlatados é uma forma de aumentar o tempo de conservação dos alimentos através do seu acondicionamento apropriado em um recipiente geralmente produzido em metal.
Atualmente os mais diversos gêneros alimentícios e bebidas são vendidos enlatados, muitos deles exclusivamente deste modo. Como exemplo podemos citar o extrato de tomate, o leite condensado, o milho cozido, refrigerantes, entre outros. Alimentos enlatados podem manter sua qualidade para consumo por até dois anos.
Os enlatados são fáceis de identificar, são os alimentos na lata que normalmente consumimos quando não temos nada na geladeira em um sábado a noite mas que normalmente colocamos na dispensa a uns 6 meses atras já que não estragam com facilidade. Os embutidos são todos os outros tipos de alimentos processados como presuntos, apresuntados, mortadelas, linguiças, salsichas, etc. Esses não são alimentos saudáveis.
Enlatados como sardinhas, salsichas, feijoadas, atum e os embutidos são fabricados com uma quantidade grande de conservantes muito fortes. Esses conservantes contêm nitratos que quando chegam ao estomago viram nitritos. Os nitritos são comprovadamente responsáveis por provocar Câncer em todo o sistema digestivo e em casos raros nas vias respiratórias. Se você misturar esses alimentos com hábitos como fumo e uma genética familiar com muitos casos de câncer, seus riscos aumentam exponencialmente.
Malefícios dos enlatados
Alimentos enlatados são opções saudáveis
Depende. É claro que, como regra global, podemos comprovar que alimentos frescos são bem mais saudáveis que os enlatados. Mas, atualmente foi desenvolvida a lata de aço, que dispensa o uso de conservantes nos alimentos, deixando-os, no entanto, mais saudáveis. Até então, os fabricantes utilizam inúmeros aditivos químicos para dar um aspecto mais atraente, além de maior durabilidade praticidade. Os mais comuns eram os aromatizantes, corantes, antioxidantes, estabilizantes, conservantes e acidulantes. Um dos exemplos são os nitritos e/ou nitratos (substâncias utilizadas para conservação de alimentos), que são transformados em nitrosaminas em nosso estômago, uma composição altamente cancerígena, principalmente se consumida de forma contínua.
Dica: Marcas mais consolidadas no mercado costumam respeitar as normas de fabricação, armazenamento e quantidade segura de inserção de conservantes. Para saber se o enlatado é de boa qualidade, devemos ficar atentos aos rótulos.
Porque evitar os alimentos enlatados?
Para tornar estes alimentos mais atraentes, duráveis e práticos, os fabricantes utilizam diversos aditivos químicos. Os mais comuns são os aromatizantes, corantes, antioxidantes, estabilizantes, conservantes e acidulantes. São eles os responsáveis pelo sabor, cheiro e aspecto naturais dos alimentos industrializados.
5 alimentos enlatados que você deve evitar
Feijões
Os grãos armazenados na caixa pode ter um conteúdo exagerado de sódio. Quando você consumir feijões enlatados, lembre-se de lavá-los bem antes de esquentá-los ou usá-los para a sua preparação. Um estudo realizado pelo USDA Nutrient Data Laboratory revelou que escorrer e enxaguar os feijões enlatados, reduz o teor de sódio de 9 a 23%. A melhor alternativa para feijões enlatados são os feijões (leguminosas em geral) secos. Seu custo é equilibrado, e uma vez cozidos triplicam o volume. A dificuldade é se lembrar de deixar de molho de um dia para o outro, além do cozimento um pouco longo, mesmo na panela de pressão. Mas uma vez feito isso, o feijão cozido deverá ser congelado e seu sabor é incomparável ao feijão enlatado.
No período de conservação dos alimentos, o teor de vitamina C destes diminui bastante. Por exemplo,frutas em conserva (morango, figo, pêssego) podem apresentar menos da metade do seu conteúdo de vitamina C, em comparação com produtos frescos. Ás vezes acontece de queremos fazer uma receita com uma fruta que não é da época, se isso ocorre com freqüência e, principalmente para os confeiteiros, a dica é sempre que possível, comprar as frutas frescas para o congelamento. Outra alternativa é comprar as frutas já congeladas em vez de comprá-las conservadas em latas ou vidro.
Carne enlatada
Quem consome carne, por que deveria optar pela carne (presunto, salsicha, carnes bovina, suína, etc) em conserva e de origem duvidosa? A carne processada e conservada estão entre os alimentos mais ligados ao risco de doença cardiovascular, hipertensão, obesidade e à maior parte das doenças do bem-estar.
Conservas de atum
Os fabricantes de conservas de atum não implementam políticas eficazes para a pesca sustentável. A pesca do atum leva à morte de outros animais marinhos. Conservas de atum devem ser evitadas durante a gravidez, devido ao alto teor de mercúrio que o peixe contém. Quem consome atum pode escolher como alternativa ao atum enlatado, os conservados em frascos de vidro ou o atum fresco. Se você está à procura de fontes de ômega 3, as principais alternativas para o atum e o peixe, em geral, são o óleo de linhaça, as sementes de linhaça e nozes.
Sopas
Nós realmente precisamos comprar alguma sopa enlatadas? As sopas são boas para a saúde, especialmente se preparada com ingredientes que se conhece a origem. Não se sabe qual é o verdadeiro valor nutricional das sopas enlatadas, mas com certeza poderia conter excesso de sódio e conservantes. Melhor fazer uma boa sopa com ingredientes frescos, uma sopa de legumes, de cereais, de verduras, ou no máximo, na pressa, uma com os ingredientes congelados
Fonte: http://remediodaterra.com.br/maleficios-dos-enlatados/
somos da american do sul exportaçaois eimportaçaois gostarimos de trabralha com alimentos de vc para mais enformaçaois no nosso contato 6233132705 ou no zap 61993625326 leosmar ou marcos
ResponderExcluir