O presunto é um alimento bastante existente na mesa dos brasileiros, mas também muito estimado em outras diversas localidades no mundo. Seja no café da manhã, no lanche improvisado do almoço e na ceia, o presunto deixa seu carimbo. Por ser uma carne que não necessita de temperos, o presunto industrializado é uma saída fácil e rápida para aqueles dias que não dá tempo de parar na cozinha e preparar algo mais implementado. Veja a seguir os males do presunto para saúde.
A composição do presunto
A matéria-prima da qual este alimento é feito é basicamente o pernil do porco. Na produção, primeiramente o pernil é lavado, após passar por um processo de cura com sal, é desossado, enformado junto com outros ingredientes e por fim assado. Além da carne, as indústrias também costumam acrescentar proteína de soja, água, espessantes, aromatizantes, corantes e conservantes. Dessa maneira, o pernil do porco que deveria ser o ingrediente principal, acaba sendo responsável por apenas uma pequena quantidade do produto final.
xiste outro alimento muito parecido com o presunto, inclusive no nome, o apresuntado. A diferença entre o presento e o apresuntado são as quantidades de carne e gordura. O apresuntado possui mais gordura enquanto o presunto mais carne. Mas, se o presunto não possui grandes quantidades de carne, você pode imaginar o percentual dela no apresuntado. No Brasil o presunto mais consumido é o cozido, mas em países europeu a forma crua é mais popular. No presunto cru, o processo de produção é um pouco diferente. A carne não é desossada, e permanece inteira até o consumo. Para se tornar realmente presunto, o pernil precisa repousar por muito tempo, por isso o preço acaba sendo maior. Como o presunto cru é feito apenas da carne suína, que não é misturada com soja ou aromatizantes, ele, muitas vezes, é considerado o verdadeiro presunto.
Informações nutricionais
Presunto
Quantidade 100 gramas
Água (%) 65
Calorias 185,21
Proteína (g) 17,54
Ácido graxo saturado (g) 3,33
Ácido graxo monoinsaturado (g) 4,91
Ácido graxo poliinsaturado (g) 1,23
Colesterol (mg) 56,14
Carboidrato (g) 3,51
Cálcio (mg) 7,02
Fósforo (mg) 247,37
Ferro (mg) 1,05
Potássio (mg) 331,58
Sódio (mg) 1317,54
Vitamina A (UI) 0
Vitamina A (Retinol Equivalente) 0
Tiamina (mg) 0,86
Riboflavina (mg) 0,25
Niacina (mg) 5,26
Ácido Ascórbico (mg) 28,08
Presunto Engorda?
A maioria dos embutidos possuem uma quantidade expressiva de calorias, gorduras saturadas e sódio, grandes inimigos à saúde. A gordura saturada estimula o aumento dos níveis de colesterol e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O sódio pode gerar a pressão alta; os conservantes, risco de câncer. Além disso, há uma alta taxa de corantes, que fazem mal ao estômago. Sendo assim, se consumido em excesso, presunto engorda, assim como outros embutidos (salame e salsicha), além de fazer mal à saúde.
Presunto ou Queijo?
Assim como o presunto, o queijo possui diversas versões que possuem níveis diferentes de certos compostos, como gordura e sódio. Os queijos ricota, minas, cottage, mussarela, prato e parmesão são os mais saudáveis. Porém, o cottage, desta lista, é o que possui menos calorias (36 calorias em 30g). É um queijo magro e rico em proteínas, podendo ter 0% de gordura na versão light. Bem mais saudável que o presunto, ele pode fazer parte de um café da manhã saudável para você.
Presunto ou Peito de Peru?
Essa é uma pergunta clássica e a resposta é óbvia: peito de peru. Peito de peru possui menos calorias (quase metade em comparação ao presunto). Em questão ao sódio, inimigo da dieta, ambos saem perdendo, grandes vilões para a hipertensão. Mas vale lembrar que existem versões com pouco sódio. Verifique as informações nutricionais das versões industrializadas. Já com relação ao colesterol, peito de peru sai ganhando de novo. São mais pontos positivos que negativos e, na dieta, o presunto engorda muito mais que o peito de peru.
Presunto ou Mortadela?
Mortadela é feita de uma mistura de carnes, cortadas o mais fino possível, misturadas com água, alho e gordura. O presunto, no entanto, é feito a partir do pernil, parte nobre do porco. A mortadela é mais calórica e sua taxa de sódio e gordura saturada é tão ruim quanto a do presunto. Ambos são bem prejudiciais à saúde e podem engordar.
Conheça os malefícios dos embutidos (linguiça, salsicha, salame, mortadela, presunto)
Os embutidos nasceram da primordialidade de se conservar as carnes em tempos antigos, quando as geladeiras não existiam ou não eram comuns. O processo de conservação usa uma grande quantidade de sal e gordura. Presunto, mortadela, salame, salsichas e linguiças são alguns exemplos clássicos de embutidos hoje em dia também encontramos nos supermercados embutidos mais magros à base de aves, como frango e peru.
O problema é que as carnes embutidas possuem maior teor de gordura saturada em relação à carne in natura: esse tipo de gordura é a responsável pelo maior acúmulo de colesterol no organismo e traz riscos à saúde quando consumida em excesso, pois aumenta os riscos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
E muito cuidado: até as carnes brancas perdem suas vantagens nutricionais quando transformadas em embutido. Como recebem os tais nitritos e são defumadas, inclusive se tornam nocivas. Outro aviso muito importante é para as pessoas alérgicas à proteína do leite de vaca ou pacientes com restrição àlactose embutidos levam leite em sua composição com a finalidade de aumentar a produção de acido lácteo e melhorar a conservação do alimento.
Fonte: http://remediodaterra.com.br/os-males-do-presunto-para-saude/
Nenhum comentário:
Postar um comentário